Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

Manchinha no bebê pode provocar muita dor!

Pais de primeira viagem se preocupam com tudo a respeito de seu bebê. No entanto, o surgimento de alterações na pele do bebê é muito comum no primeiro ano de vida.

A pele do bebê é muito sensível, reagindo assim contra qualquer tipo de substância com que entra em contato. Pode reagir, por exemplo, desde raios solares até cremes, shampoos e bactérias.

Geralmente, não precisa se preocupar com essas alterações na pele. Além disso, o tratamento é facilmente feito com cremes e pomadas indicados pelo pediatra.

Ainda existem as manchas de nascença, que não precisam de tratamento. Elas não provocam complicações. Contudo, precisam ser observadas de perto.

Quais são os problemas mais comuns da pele do bebê?

A maior parte dos problemas de pele no bebê podem ser identificados rapidamente, por conta de suas características. Porém, é importante consultar um pediatra para ter o tratamento adequado.

Os problemas mais comuns da pele do bebê são sete, como pode ver abaixo.

Assadura

A assadura é um problema bastante comum em bebês que usam fralda. Manifesta-se como manchas vermelhas no bumbum e na região genital da criança, devido ao contato das fezes e da urina com a pele.

Além disso, também pode ocorrer em dias muito quente ou quando o bebê passa muito tempo com a mesma fralda.

Entretanto, o tratamento para as assaduras é muito simples. Basta manter o bumbum e a região da genital limpos e secos, trocando a fralda quando estão sujas. É indicado passar um creme na pele específico para as assaduras.

Acne neonatal

O outro problema que pode surgir na pele do bebê é o acne neonatal.

Acne neonatal é bastante frequente nas primeiras semanas de vida, mas pode surgir até os 6 meses de idade. São pequenas bolinhas vermelhas ou brancas que aparecem na pele do rosto, testa ou nas costas do bebê.

Diferente do que acontece com a acne em adultos e adolescentes, para essa nenhum tratamento é recomendado. No entanto, é aconselhado lavar a região da acne com água e sabão de pH neutro adequados para a pele do bebê.

Geralmente, o acne neonatal desaparece sozinho. Contudo, caso não desapareça após os 6 meses, consulte um pediatra. Ele irá indicar os melhores produtos adequados para a pele do bebê.

Intertrigo

O intertrigo é uma mancha vermelha que surge na pele do bebê. Costuma aparecer na região das sobras como pernas e pescoço, especialmente em bebês gordinhos.

Normalmente, é indolor e não incomoda. Porém, quando a mancha é muito grande, pode provocar dor no bebê.

Para diminuir e acabar com o intertrigo basta lavar e secar bem a pele do bebê, especialmente debaixo das dobras. Além disso, também é recomendado passar uma pomada com vitamina A ou zinco. No entanto, isso deve ser feito sob prescrição médica.

Seborreia

A seborreia afeta tanto adultos quanto crianças, mas é mais visível nos pequenos. Ela aparece como manchas vermelhas nas sobrancelhas ou no couro cabeludo. Também pode causar uma camada espessa e amarelada na cabeça do bebê, bem parecida com a caspa.

Assim, para tratar a seborreia é preciso lavar o cabelo com água e shampoo de pH neutro. Após o banho, penteie o cabelo com uma escova de cerdas macias para retirar as casquinhas.

Catapora

A catapora é uma das doenças mais comuns em bebês e crianças. Provoca o surgimento de pequenas pintinhas na pele que coçam muito. A coceira deixa o bebê irritado e chorão.

Em bebês um pouco maiores é preciso observar, já que podem acabar coçando e se machucando por conta das unhas.

O tratamento deve ser indicado por um pediatra, uma vez que será necessário utilizar uma pomada antialérgica.

Brotoeja

A brotoeja aparece por conta do excesso de calor. Pequenas bolinhas vermelhas ou brancas são vistas na pele do bebê após passar um tempo dentro de um carro quente ou quanto está vestido com muita roupa.

Sendo bastante comum, aparece em qualquer lugar do corpo. No entanto, é mais comum surgir no pescoço, nas costas e nas dobrinhas dos braços e joelhos.

A brotoeja some sozinha após algumas horas. Para isso, basta ventilar o bebê vestindo roupas adequadas à estação e evitar a exposição prolongada ao sol.

Milium

O milium são pequenos cistos benignos que surgem no nariz ou perto dos olhos do bebê. Geralmente aparecem no verão ou quando a temperatura do bebê está alta, como durante uma febre.

Não é necessário um tratamento específico para o milium. Contudo, se houver uma piora, pode se transformar em uma bolinha cheia de líquido que irá incomodar o bebê.

Para evitar que isso aconteça coloque uma compressa de soro fisiológico gelado na região. Isso diminui a transpiração da pele do bebê, diminuindo assim o risco do milium ficar cheio de suor.

Além dos cuidados indicados para a pele do bebê, procure um pediatra. Assim, o médico fará o acompanhamento das manchas e indicará o tratamento correto.

You might also like