Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

O pé chato do bebê pode trazer problemas para andar

O pé do bebê é uma bisnaguinha deliciosa. Contudo, eles não tem esse formato à toa. A estrutura óssea é bem frágil, sendo assim revestida de gordura para fortalecer. Aliás, você sabia que todo bebê tem o famoso pé chato na primeira infância?

O pé chato é muito temido pelos pais de primeira viagem. Poucos sabem, no entanto, que isso é totalmente normal. A pisada tortinha, sem a curvinha, é porque o músculo de sustentação ainda não foi desenvolvido.

A curva dos pés, é o que faz a sustentação muscular de todo o corpo. Além disso, é a principal estrutura que mantém nosso pé corretamente posicionado, fazendo com que nossa coluna fique reta. Assim, os impactos da pisada também são recebidos da maneira certa.

O arco também é responsável por nos dar equilíbrio, algo que os bebês não tem. Especialmente nos primeiros meses de vida.

Por que acontece o pé chato?

Quando se trata de bebês, ter o pé plano é bastante comum. Isso acontece porque o arco longitudinal plantar, a famosa curvinha, só começa a se formar com um ano de vida.

É nesse período que as crianças aprendem a ficar de pé. Muitas delas começam a caminhar ou engatinhar nessa época. No entanto, o desenvolvimento do arco só termina aos 5 anos de idade.

Sendo assim, a ausência da curva é comum e até importante. O pé infantil tem uma anatomia diferenciada, tendo como principal caraterística a flexibilidade.

Como tem poucos músculos e uma estrutura óssea frágil, por volta do primeiro ano de vida o esqueleto os substitui quase todo por cartilagens. Até lá, é a gordura que os protege e os firma, dando o aspecto de bisnaguinha.

Como o pé se desenvolve?

Por mais normal que seja o bebê ter pé chato, é preciso se atentar com relação aos estímulos que os pés recebem durante o crescimento. Esses estímulos serão responsáveis pela formação correta dos pezinhos, que são a base do corpo humano.

Os pés se desenvolvem à medida que o sistema motor evolui. É fortalecido com o crescimento e os novos movimentos que aprendemos, ganhando firmeza a cada passo.

Sendo assim, é preciso ter cuidado com o pé do bebê e observar a sua pisada, ajeitando-a à medida que for aprendendo andar. Toda a musculatura do corpo irá se desenvolver a partir disso.

Inicialmente, o pé foi desenvolvido para caminhar no solo natural, descalço, em contato com a natureza. No entanto, o corpo humano não evolui com a mesma rapidez que a tecnologia. Assim, ainda estamos com praticamente o mesmo corpo pré-histórico.

Por isso, nos primeiros anos de vida é muito importante que a criança ande descalça na areia, na grama e na terra. A superfície meio dura e meio mole causa uma instabilidade natural, fazendo com que toda a musculatura do pé seja ativada.

Porém, isso tem se tornado um problema para bebês urbanos. Eles já nascem em pisos duros e usando calçados inadequados. Dessa forma, 70% das crianças que crescem nas cidades adquirem o pé plano por toda vida.

Problema nos pezinhos

Existem diversas deformidades nos pés que são muito comuns na infância. Entretanto, ver o pé do bebê tortinho ou uma pisada errada pode causar ansiedade nos pais. Ainda mais se já houver um histórico na família.

No entanto, mesmo se a criança se tornar um adulto com joanete, pé torto ou o plano, vão conseguir andar normalmente. Logo, a capacidade motora depende muito mais do desenvolvimento motor do que de alguma anormalidade visível no pé.

Portanto, fiquem tranquilas, mamães, se o seu bebê tiver um pé chato. Estimule-o para que a curvinha se desenvolva. Além disso, fique atenta aos tipos e tamanhos de calçados que seu bebê usa. Qualquer dúvida, consulte um pediatra.

Então papais, fiquem tranquilos, bebê com pé plano, pé chato, na primeira infância é considerado normal, independentemente de qualquer tratamento que possa ter, mas, atentem, os pezinhos dos bebês precisam de estímulos para que a curvinha apareça, é como musculação, precisa receber estímulos contínuos para que a musculatura fique forte e robusta! Fiquem atentos ao tipo de calçado que você calça no seu bebê e ao tipo de terreno que ele está se desenvolvendo.

You might also like