Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

Veja agora como ganhar gratuitamente o enxoval do bebê

O Governo começou a realizar as entregas dos kits de enxoval para gestantes cadastradas nos programas sociais. Com o aumento da população e da pobreza, muitas famílias ficaram ainda mais desamparadas.

Já existiam outros benefícios sociais que mães e gestantes em situação de vulnerabilidade social possuíam acesso. No entanto, o governo decidiu sancionar um projeto específico nesse último ano de 2022.

Por conta da pandemia da Covid-2019, muitas famílias passaram por dificuldades ainda maiores, especialmente aquelas que possuem novos bebês em casa. Assim, o governo decidiu criar benefícios sociais para auxiliar as famílias e as crianças.

O que é programa de enxoval gratuito?

Um deles é o programa de enxoval gratuito, já que muitas dessas mães e gestantes não possuem acesso a chá de bebê ou não podem comprar os próprios itens necessários para a saúde da criança

Esse é um serviço muito importante, pois os enxovais contém itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê. Inclui roupinhas, banheira, produtos de higiene pessoal e toalha de banho, entre outros itens.

Como funciona o programa de enxoval gratuito?

No entanto, as entregas acontecem de forma aleatória, escolhendo assim uma gestante cadastrada no Sistema Único de Saúde, o SUS. Assim, os enxovais são entregues com hora marcada, de modo que não forme uma aglomeração.

Além disso, todas as gestantes que já receberam os kits realizaram pré-natal na rede municipal de saúde. Portanto, são acompanhadas diretamente pelos agentes da Secretária de Assistência Social.

Elas também tiveram que participar de reuniões, onde foi ressaltada a importância dos laços afetivos entre mamãe e bebê. Outro ponto tocado foram quais os primeiros cuidados básicos com a criança. Todos os itens e as reuniões ajudam no auxílio para que o bebê seja mais saudável e mais feliz.

No total, foram entregues 200 kits enxoval por mês até então, de acordo com os cadastros no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Como ter acesso ao programa de enxoval gratuito?

Para se cadastrar no programa e receber o enxoval gratuito, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). No entanto, é preciso ter em mãos o documento de identidade e o Número de Identificação Social (NIS) do Bolsa Família.

Quais são os serviços que o CRAS oferece?

Além desse programa, o CRAS oferece muitos outros benefícios sociais que podem ser acessados por famílias em situação de vulnerabilidade social. Eles são:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
  • Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV);
  • Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

Cadaum desses programas incluem diversos benefícios, como por exemplo o Auxílio Natalidade. Nesse benefício social a mãe ou gestante recebe uma parcela única de R$200,00 (duzentos reais), por criança nascida ou em situação de natimorto e em bens de consumo por criança nascida.

No entanto, o Auxílio Natalidade também pode ser disponibilizado para alguém que seja o representante legal da criança.

Como ganhar kit maternidade grátis?

Os kits de maternidade gratuitos são entregues pelas maternidades parceiras do serviço social. No entanto, o programa não envia os kits para a residência da gestante. Assim, é preciso que ela os retire na própria maternidade.

Para ver a lista de maternidades próximas ao endereço que oferecem esse benefício social, basta checar o site.

Como conseguir o auxílio maternidade do governo?

Outro programa bastante procurado e que ajuda mães e gestantes em situação de vulnerabilidade social é o auxílio maternidade. Esse benefício social pode ser acessado por mães que possuem a carteira assinada. Assim, basta informar a empresa sobre a gravidade ou a adoção.

Além disso, é responsabilidade da empresa comunicar ao INSS e pleitear os benefícios do auxilio maternidade.

Como se cadastrar no Mamãe cheguei?

O programa social Mamãe Cheguei é feito para as mães e gestantes que estão inscritas no Cadúnico. Para realizar esse cadastro, basta comparecer a uma das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

Os documentos necessários para a realização do cadastro são os documentos pessoais, caderneta de gestante e os documentos dos demais moradores da casa.

Quem pode ter acesso aos benefícios do CRAS?

Para ter acesso aos benefícios do CRAS, basta se inscrever por meio do CadÚnico. No entanto, fica a pergunta: quem pode ter se inscrever no cadastro?

No geral, quem pode se inscrever são famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que estão passando por grandes dificuldades financeiras.

Essas dificuldades são de renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. No entanto, as famílias que possuem, no total, renda mensal menor do que três salários mínimos também podem ter acesso aos benefícios.

O CRAS também atende pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

You might also like