Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

Bebê com sono agitado: o que fazer?

O ato de dormir é uma parte muito importante no desenvolvimento do bebê. Além de descansar, é durante o sono que a criança cresce e absorve tudo o que aprendeu durante o dia. No entanto, existem diversos fatores que podem prejudicar uma boa noite de sono.

É verdade que um bebê dorme muito, mas é preciso ficar alerta, mamãe! De nada adianta se o pequeno tem um sono agitado. Isso não é saudável nem para os pais, nem para a criança.

O bebê não dorme! E agora?

A chegada de um bebê é um momento de alegria e transformação. Porém, uma das coisas que mais sofre com a mudança é o sono dos pais.

Frases como “será que vou conseguir dormir de noite?” e “acabou o sossego!” são bastante utilizadas para assustar mães de primeira viagem. E não está muito longe da verdade, mas pode ser resolvido!

Quando se trata de um bebê, tudo é questão de tentativa. Depende muito do organismo da criança, do que a acalma e do que a agita. Assim, algumas técnicas podem funcionar de vez em quando. Entretanto, podem existir períodos em que nada dará jeito.

O sono picotado

Por incrível que pareça, nem mesmo dormir a gente nasce sabendo.Logo, é preciso ensinar o bebê e seu corpo que ele precisa descansar.

Como tudo na vida, existem coisas que aprendemos com mais facilidade e outras que oferecem uma certa resistência. Assim, com o bebê aprendendo a dormir é a mesma coisa.

Além disso, é comum que os pequenos tenham um sono picotado, já que acordam mais vezes por noite. Amamentar não irá mudar isso e o problema também não é com você. Os bebês simplesmente precisam despertar algumas vezes durante a noite.

No entanto, isso pode causar uma quebra de expectativa. Não quer dizer que seu bebê terá uma personalidade difícil ou que você não tem jeito com crianças só por conta disso. Cada bebê é de um jeito, inclusive no jeito de dormir.

Como funciona o sono de um bebê?

O sono do bebê possui um ciclo próprio. Entender como funciona cada parte desse ciclo pode ajudar na hora da criança dormir.

Assim, o primeiro é chamado de sono ligeiro. Nessa fase o bebê ainda não dorme profundamente. Geralmente, o bebê fica com as mãozinhas fechadas e reage quando é movido.

O sono do bebê possui alguns ciclos. E compreender como funciona cada um deles pode ajudar bastante! Por isso, esteja atento(a) aos movimentos dos pequenos e pequenas em cada um desses momentos. Além disso, nesse ciclo a respiração fica irregular, mesclando entre acelerada e lenta.

Em seguida, o bebê inicia a fase do sono profundo. É quando ele está totalmente relaxado, dormindo profundamente.

Contudo, as duas fases se revezam durante a noite. Assim, é provável que no meio da noite o bebê entre no sono ligeiro e acabe despertando com algum barulho ou necessidade.

Melhorando o sono do bebê

O ser-humano gosta de rotina, de ter a certeza de que está seguro. Sendo assim, os bebês não são diferentes. Logo, é preciso criar um hábito com horários e rituais.

Com o tempo, o bebê irá associá-los ao horário de dormir, fazendo com que seu corpo já relaxe automaticamente.

Além disso, durante a noite é preciso tirar todos os estímulos como telas, barulhos ou qualquer coisa que provoque agitação. Também é importante ensinar o bebê a compreender e administrar suas vontades. Ou seja, incentive-o a dormir quando quiser dormir, assim como alimentá-lo só quando tiver fome.

Deixar chorando ajuda?

Quando o bebê desperta durante a noite, existem aqueles que dizem para deixá-lo chorar. Falam que irá mimá-lo demais se for até lá. No entanto, deixá-lo sozinho não é uma boa ideia.

Imagine que você acabou de chegar em um mundo estranho e tem que se separar de sua mãe na hora de dormir. Isso pode causar um medo enorme no bebê!

Por mais que não seja necessário pegá-lo ou amamentá-lo sempre que chora, é importante que ele sinta sua presença. Falar ou colocar a mão sobre o corpinho do bebê costumam resolver. Assim, pouco a pouco ele irá adquirir a segurança.

Se o bebê apresentar algum sintoma mais sério do que resistência contra o sono ou medo de dormir, é preciso procurar um profissional.

Além disso, é importante que você, mamãe, também cuide para que o seu sono seja bom. O bebê irá sentir se algo estiver errado. E lembre-se: isso passa!

You might also like