Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

A golfada do bebê pode causar parada respiratória, cuidado!

Uma das coisas que bebês mais fazem dar aquela golfada. Até por volta dos 7 meses de idade, isso é bastante comum. Mas o que acontece se, depois desse tempo, o bebê continuar golfando?

A golfada é um pequeno vômito que acontece quando o estômago do bebê fica cheio. No entanto, acontece mais facilmente em recém-nascidos, já que apresentam um estômago menor.

Quando o estômago do bebê enche muito, a válvula que fecha a passagem para o estômago se abre com mais facilidade. Assim, o bebê solta a golfada, que costuma ser pequena.

Além disso, a golfada também ocorre pelo excesso de ar no estômago do bebê. Contudo, o estômago fica assim quando o bebê engole muito ar durante a mamada, ou respira mais pela boca.

Dessa forma, o ar irá ocupar um grande volume no estômago. Isso faz com que o ar empurre o leite para cima, gerando mais uma golfada.

Como evitar a golfada?

Existem modos de evitar a golfada do bebê. Para isso, evite que o bebê engula muito ar durante a mamada. Outra forma é de fazer o bebê mamar em pequenas doses, devagar, para que o estômago to pequeno não fique muito cheio.

Além disso, colcoar o bebê para arrotar depois de mamar também ajuda. No entanto, assegure que ele apenas irá deitar novamente após 30 minutos, assim como fazer movimentos bruscos em brincadeiras.

O golfo pode ser perigoso?

Como é normal bebês golfarem, na maior parte das vezes não é algo com que tenha se preocupar.

Entretanto, o considerado normal para uma golfada é quando o líquido tem uma coloração esbranquiçada, podendo existir vestígios de sangue. Isso ocorre porque os mamilos da mãe podem estar com fissuras devido às mamadas.

Porém, existem também aquelas situações em que o golfo do bebê pode não ser normal. É preciso ficar tenta e consultar o pediatra! Essas situações são quando o bebê

  • Tem dificuldade para ganhar peso ou tem a perda de peso em excesso; 
  • Não quer comer;
  • Está sempre irritado, especialmente após as golfadas, apresentando também choro intenso;
  • Soluça muito ou produz bastante saliva
  • Fica com dificuldade de respirar após o golfo;
  • O golfo apresenta uma coloração esverdeada; 
  • Fica inquieto ou sente desconforto após a mamada. 

A golfada que apresenta algumas dessas características indica que o bebê está com problemas de refluxo ou com obstrução do intestino. Em ambos os casos é importante consultar um pediatra.

Um dos sérios problemas da golfada é que pode aumentar o risco da parada respiratória ou da pneumonia. Isso pode levar o conteúdo do estômago para o pulmão do bebê.

Assim, entre os 8 meses e 1 ano de idade o golfo frequente deixa de ser normal, pois o bebê já consegue ficar ereto por conta do corpo ficando durinho. Logo, os alimentos que ele ingere já são sólidos ou pastosos, sendo assim mais difícil de colocar para fora por serem mais espessos.

Seja qual for a causa, verifique se o golfo do bebê é normal ou tem algo de errado. De qualquer forma, procure um pediatra se estiver estranho. Não brinque com a saúde do bebê!

You might also like