Tudo sobre a rotina da mamãe e do bebê

A cor do olho do seu bebê pode mudar! Descubra quando

                             Até que idade pode ocorrer a mudança de cor?

A chegada de um novo membro da família traz esperança e desperta a curiosidade. Os parentes se divertem: terá a cor dos olhos do pai ou da mãe?

É algo que a ciência ou até mesmo photoshop podem prever. Esse interesse aumenta quando um dos pais possui olhos mais claros ou na cor preta, algo ainda mais incomum. 

Em um país como o Brasil, onde a maioria tem íris acastanhadas, os que fogem desse padrão se destacam. Entretanto, a cor dos olhos de um bebê pode mudar. 

Quando os pais percebem essa mudança repentina, muitos ficam preocupados. Se perguntam se isso pode causar algum risco à saúde da criança.

Contudo, a mudança na cor dos olhos do bebê é bastante normal. 

Por que ocorre a mudança de cor?

A cor dos olhos depende do fator genético. O recém-nascido, sendo uma combinação dos genes do pai e do mãe, não possui uma cor dos olhos bem definida. 

É comum que nas primeiras semanas a maioria apresente uma coloração azul-escura ou um pouco acinzentada. 

Essa mudança na coloração ocorre porque a célula é responsável pela produção de melanina. Quando concentrada causa a pigmentação castanha.

Entretanto, a célula precisa de luz para produzir a proteína. 

Sendo assim, enquanto o bebê está na barriga, não há como produzir essa proteína. Logo, a cor dos olhos não estará definida ainda.

Após algumas semanas de vida o bebê passa a ter mais contato com a luz. Então, a cor muda conforme a produção de melanina. 

Se a célula tiver uma baixa produção, os olhos do bebê tendem a ser azuis. Caso a produção seja mediana, a cor do olho será mais para o verde.

Por sua vez, se tiver uma grande produção, a cor será castanho. 

Outros fatores também podem fazer com que ocorra a mudança da cor. Esses fatores são doenças ou alterações genéticas.

Crianças albinas por exemplo podem ter olhos cor-de-rosa por causa da pouca pigmentação. 

Idade da definição da cor dos olhos

A cor dos olhos de um bebê será definida entre os 6 e 9 meses de vida. Após esse tempo, a íris já terá ganhado pigmentação o suficiente. 

Assim, com 1 ano a maior parte das crianças já tem a cor das íris praticamente determinada. Porém, é possível que algumas crianças tenham sutis alterações até os 6 anos de idade. 

Cuidados que devem ser tomados

Os pais devem se atentar para qualquer alteração na coloração dos olhos. É preciso ter acompanhamento médico e exames feitos regularmente. 

Um desses exames é o teste do reflexo vermelho, feito nos primeiros dias de vida, chamado teste do olhinho.

É necessário para avaliar se o bebê possui alguma doença ocular como estrabismo, glaucoma, infecções ou até mesmo cegueira.

You might also like